Política Nacional de Educação
e Formação Sindical
Introdução
A Organização dos Trabalhadores de Moçambique Central Sindical (OTM-CS) tem vindo a prestar uma atenção especial, à formação sindical com o objectivo de assegurar o desenvolvimento de competências e capacidade de realização de tarefas da Organização, na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores.
A actividade formativa resulta da sensibilidade existente de que o desenvolvimento do capital humano é factor catalisador para a execução das tarefas e fortalecimento Institucional da OTM-CS.
É assim que em 1993 a OTM-CS decide aprovar uma Politica Nacional de Educação e Formação Sindical (PONEFS) como resultado das experiências acumuladas no campo de formação de quadros e na perspectiva de acompanhar o processo de mudança em curso na sociedade moçambicana.
A PONEFS visa essencialmente, orientar os intervenientes da formação sindical na sua tarefa de formar e capacitar a todos os níveis, dirigentes sindicais, quadros e trabalhadores sobre as estratégias e técnicas adequadas para o desenvolvimento da luta sindical pela melhoria das condições socio-profissionais dos trabalhadores.
A PONEFS é deste modo, um instrumento com uma visão de aprofundar o conhecimento sobre as necessidades de formação no seio da Organização e dos seus filiados e visa igualmente delinear as linhas gerais, conteúdos e programas de educação e formação sindical.
Formação para Mudança
A OTM-CS em parceria com a Fundação Friedrich Ebert está a implementar um projecto que visa Desenvolvimento Democracia e Direitos para Tod@s (DDDT) financiado pela União Europeia. Para tornar efectivo objectivo do projecto, foi realizado um estudo de base sobre evoluções, tendências e desafios do movimento sindical Moçambicano que conclui pela necessidade de adopção de modelos formativos inovadores com impactos directos nos resultados.
As formações modulares foram realizadas de
forma intensiva no ano de 2024 e cada activista formado concebeu um projecto
especifico para fazer face aos desafios laborais nos seus locais de trabalho.


A otm-cs atraves da escola de formacao augusto macamo esta a realizar actividades formativas para grupo alvo de base. com vista a potenciar os comites sindicais a todos niveis.