OTM – Central Sindical

ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DE MOÇAMBIQUE - CENTRAL SINDICAL

Política Nacional de Educação
e Formação Sindical

Introdução

A Organização dos Trabalhadores de Moçambique Central Sindical (OTM-CS) tem vindo a prestar uma atenção especial, à formação sindical com o objectivo de assegurar o desenvolvimento de competências e capacidade de realização de tarefas da Organização, na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores.

A actividade formativa resulta da sensibilidade existente de que o desenvolvimento do capital humano é factor catalisador para a execução das tarefas e fortalecimento Institucional da OTM-CS.

É assim que em 1993 a OTM-CS decide aprovar uma Politica Nacional de Educação e Formação Sindical (PONEFS) como resultado das experiências acumuladas no campo de formação de quadros e na perspectiva de acompanhar o processo de mudança em curso na sociedade moçambicana.

A PONEFS visa essencialmente, orientar os intervenientes da formação sindical na sua tarefa de formar e capacitar a todos os níveis, dirigentes sindicais, quadros e trabalhadores sobre as estratégias e técnicas adequadas para o desenvolvimento da luta sindical pela melhoria das condições socio-profissionais dos trabalhadores.

A PONEFS é deste modo, um instrumento com uma visão de aprofundar o conhecimento sobre as necessidades de formação no seio da Organização e dos seus filiados e visa igualmente delinear as linhas gerais, conteúdos e programas de educação e formação sindical.

Formação Sindical

Scroll to Top