Formação Sindical para Acção
A OTM-CS em parceria com a Fundação Friedrich Ebert é signatária de um projecto denominado “Desenvolvimento, Democracia e Direitos para Tod@s (DDDT)”. Este projecto é implementado pela Fundação Friedrich Ebert Moçambique e co-financiado pela União Europeia; faz parte do mesmo a Plataforma de Jovens Líderes de Moçambique – PJLM (Associado).
O projecto viasa promover a democracia participativa e um desenvolvimento sócio-económico mais inclusivo e centrado nos interesses dos cidadãos.
Com o propósito de resgatar a proactividade dos sindicatos na defesa dos direitos e interesses dos(as) trabalhadores(as), no diálogo social com as empresas e com o Governo, para que se assumam como actores chave na promoção dos direitos humanos e dos trabalhadores, um dos objectivos específicos do projecto é “Fortalecer comités sindicais para poderem defender efectivamente os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores através do diálogo social com as entidades empregadoras.
Contempla como um dos objectivos a formação sindical de representantes sindicais em sectores e empresas estratégicas, sensibilizando para desafios do desenvolvimento económico, social e político, fornecendo instrumentos estratégicos de trabalho para massificação, advocacia, negociação e comunicação, bem assim, a criação criar uma redes de apoio e partilha de boas praticas, com vista a melhoria da atuação dos comités sindicais para a defesa dos direitos laborais e humanos. A análise de género e os desafios da organização de trabalhadores jovens constituem prioridade do proiecto.
Estão em curso programas de acompanhamento das actividades que visam fazer face os objectivos das formações, mormente negociação colectiva, massificação sindical, persuadir as entidades empregadoras para o respeito aos direitos consagrados na legislação do trabalho.
O Projecto para mudança, teve oportunidade de visitar as Provincias de Inhambane, Tete e Sofala



Dos cerca de 80 activistas sindicais formados a província de Sofala foi a que mais se beneficiou com 12 activistas formados onde inclui os do sector informal e domestico.
Nos meses de Novembro e Dezembro de 2024 estes iniciaram a implementar os seus projectos específicos para mudança, com destaque para a criação de equipes negociadores sindicais nas empresas, sessões sindicais para a reorganização de estruturas de base, entre outras.
A equipe de coordenação do Projecto desenvolvimento, democracia e direitos
para todos (DDDT) está a promover o monitoramento dos projectos para mudança por
melhores condições sociais dos trabalhadores. Nos dias 28 à 30 de Janeiro de
2025 visitou a Província de Gaza, numa escalada igualmente programada para as províncias
de Inhambane, Nampula e Cabo Delgado para os próximos dias

Para consolidar as relações de trabalho e bem estar dos trabalhadores, a coordenação do projecto DDDT, fez uma visita de monitoria das intenções de mudança visando a promoção do dialogo social e trabalho digno nas províncias de Nampula e Inhambane, visita as empresas G4S e transportes marítimos em Inhambane, bem como, empresa dos portos e caminhos de ferro e trans cargo na província de Nampula
É desta forma que a OTM-CS em parceria com a Fundação Friecrich Ebert (FFE) e União Europeia contribuem para o bem estar e progresso de Moçambique.
A luta pelo bem estar dos trabalhadores, combate a precariedade do emprego e promoção do dialogo social inclusivo constituem pilares fundamentais


SEMPRE PAUTAMOS POR UM DIALOGO SOCIAL INCLUSIVO
