OTM – Central Sindical

ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DE MOÇAMBIQUE - CENTRAL SINDICAL

Missão, Visão e Valores do CNJT

Missão

O Comité Nacional do Jovem Trabalhador é a estrutura da OTM-CS que congrega trabalhadores/as jovens dos Sindicatos Nacionais e Associações sócio-profissionais livremente filiadas, na OTM-CS visando assegurar a defesa dos legítimos direitos e interesses dos trabalhadores jovens, contribuindo deste modo para a criação de uma sociedade mais justa, de bem-estar e progresso social.

 

Visão

Todos os trabalhadores Jovens em Moçambique gozam em pleno os seus direitos, com todos os seus interesses salvaguardados e participam activamente no movimento sindical a nível nacional, regional e internacional.

 

Valores

O CNJT é um comité especializado da Organização dos Trabalhadores de Moçambique, Central Sindical, na sua organização e funcionamento pauta pelos seguintes valores:

A democracia sindical que o CNJT advoga tem como princípios a participação ativa dos trabalhadores jovens na vida e acão sindical, na definição das reivindicações e objetivos programáticos, na decisão sobre as formas de intervenção e luta sindicais, na eleição e renovação dos órgãos e dos dirigentes sindicais, na prestação de contas dos órgãos e estruturas, no respeito pelas decisões maioritariamente expressas bem como no respeito pela diversidade ideológica,
As estruturas sindicais do CNJT a todos os níveis devem respeitar os princípios de democracia sindical tanto na sua organização quanto no seu funcionamento, pautando pela transparência nos processos de gestão.

Unidade constitui factor para a existência de organizações sindicais fortes, com capacidade organizativa e de intervenção no contexto da luta pela promoção e defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores.
Neste principio se advoga a não divisionismo e fragmentação dos sindicatos na luta pelos direitos e interesses, à necessidade da fusão dos sindicatos afins para constituição de sindicatos mais fortes com ampla base social e elevado índice de representatividade.

O CNJT é um movimento que reconhece a liberdade de sindicalização de todos os trabalhadores, quaisquer que sejam as suas opções políticas ou religiosas, sem discriminação de sexo ou orientação sexual, raça, etnia ou nacionalidade, e visa representar os interesses individuais e coletivos dos assalariados, sindicalizados ou não, independentemente da diversidade das suas profissões, qualificações, situação social e vínculo laboral.

As decisões são tomadas de forma colegial pelos órgãos e estruturas do CNJT, sendo este acto o termómetro para avaliar o progresso das actividades do CNJT nos diversos domínios e espaço para análisar de forma conjunta os mecanismos e estratégias para fazer face aos desafios.
Durante o quinquénio o CNJT ira pugnar pela partilha de informações das suas realizações de forma transparente a todos os níveis e estruturas usando as tecnologias de informação e comunicação existentes.

O CNJT expressa o cometimento pela solidariedade entre os trabalhadores e sindicatos nacionais na luta pela auto-afirmação na ação organizativa bem como na luta por uma justiça social para os trabalhadores jovens.
Neste domínio o CNJT terá como epicentro os locais de trabalho e ira sedimentar os valores da solidariedade entre trabalhadores dos diversos ramos de actividade, pugnando pelo combate ao egoísmo, individualismo, lutando pela emancipação social dos trabalhadores moçambicanos e de todo mundo sempre que se mostrar necessário.

CNTJ

Scroll to Top