Sobre a COMUTRA
Em actualização…
O empoderamento das mulheres é uma condição prévia para uma economia justa, sustentável e baseada em direitos. No entanto, as mulheres continuam a ser desproporcionadamente afectadas pela pobreza, discriminação e exploração. Além disso, a discriminação baseada no género é responsável pela fraca representação das mulheres em empregos seguros e justamente remunerados. Ao mesmo tempo, os cargos superiores de decisão continuam a ser dominados pelos homens.
Estas graves disparidades de género persistem apesar dos quadros políticos nacionais, regionais e globais salvaguardarem a igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens.
Os sindicatos têm um papel fundamental a desempenhar na contestação do status quo dos papéis de género no local de trabalho e na promoção da igualdade de género no mundo do trabalho. Muitos deles o fazem incorporando uma perspectiva de género no seu trabalho e, como resultado, as suas actividades estão a contribuir activamente para a igualdade no real sentido. As iniciativas dos sindicatos estão a concentrar-se na promoção das mulheres para posições de liderança, e na melhoria dos resultados para as mulheres no que diz respeito à igualdade de remuneração por trabalho de igual valor, à não discriminação no emprego, ao equilíbrio entre trabalho e vida privada, e à prevenção e abordagem da violência e do assédio no mundo do trabalho.
A OTM-CS na prossecução dos programas da promoção do género e empoderamento da mulher para melhor responder a defesa dos direitos e interesses específicos da mulher trabalhadora, criou o Comité Nacional da Mulher Trabalhadora (COMUTRA), com o objectivo de:
ü Promover a inserção e engajamento da mulher
trabalhadora no seio do movimento sindical;
ü Defender os direitos e interesses específicos
da mulher trabalhadora;
ü Dinamizar a promoção de género nos locais de
trabalho e nas estruturas sindicais e,
ü Lutar pelo combate à violência baseada em
gênero;
Os Estatutos da OTM-CS estabelecem na alínea m) do artigo 80 de que a OTM-CS deve garantir que pelo menos 30% de mulheres ocupem cargos de chefia e participem nos órgãos de decisão da Organização.
Rumo ao VIII Congresso convocado para o ano de 2025, estão em curso reflexões para adopção de medidas e iniciativas visando:
ü Imponderar a mulher trabalhadora na vida e ação sindical;
ü Massificar a mulher para a liderança sindical;
ü Avaliar o impacto da quota da participação em todas actividades
politicas sindicais de 30%;
ü Participação de mulher jovem nas estruturas do COMUTRA a
todos os níveis;
![](https://otm.org.mz/wp-content/uploads/2025/01/100_6809-1024x768.jpg)